Posts

Benvindas as férias!

29 de junho de 2012 | Comentário(s) | permalink

As férias de julho chegam trazendo uma quebra na rotina dos nossos filhos. Um tempo para descansar e repor as energias, para deixar o conhecimento adquirido no primeiro semestre se assentar e tomar novo fôlego para o segundo, que rapidamente se avista.

Mas o fato é que passam muito rápido, e quando a família já está se acostumando com a nova rotina, já precisa estar novamente pronta para o dia a dia da escola. Por isso, para não haver arrependimento, o mais importante deste período é saber equilibrar todas as atividades que se tem vontade de fazer com um componente essencial: o descanso.

Descanso verdadeiro, sem grandes programas, propostas, sempre que possível longe da cidade grande. Procuro oferecer aos meus filhos tempo para respirar ar puro, tomar o sol de inverno, mexer na terra, ter contato com animais e fazer passeios sem destinos e sem hora para voltar.

Nada melhor que catar a pinha que cai das árvores e se aquecer no fogo da lareira. Um tempo para ter tempo, o que nos dias de hoje é o maior presente que se pode dar às crianças que vivem nos grandes centros.

O tempo é imprescindível para que possam brotar as intenções e interesses mais genuínos dos nossos filhos, e aí sim, quando surgem propostas vindas deles, de forma autêntica, abro exceção ao descanso e penso em alguma programação que possa conectá-los a novos conhecimentos e descobertas.

Eu, pessoalmente, aproveito uma semana das férias para ficar em casa, um privilégio hoje em dia. Ensino e ajudo os meus filhos a fazer o que chamo de arrumação anual, tirando brinquedos e livros que já não são mais usados e preparando-os para serem encaminhados a uma instituição que fará melhor proveito, abrindo espaço em casa para o que tem valor hoje e para as novidades que chegarão no segundo semestre.

Além dessas dicas, indico dois links com as melhores sugestões de atividades para as férias. Eu as usarei pouco, mas compartilho com os que querem ir além do descanso.

10 Awesome Outdoor Summer Learning Ideas

Keep Learning and Making: 10 Fun Indoor Summer Projects

Compartilhar:

Opinião dos Leitores