Posts

Brincar é a competência do futuro

22 de fevereiro de 2013 | Comentário(s) | permalink

Em um mundo que se transforma a cada dia, não é novidade que educamos nossos filhos para um futuro incerto. Dito isso, nossa missão é encontrar meios de educá-los exatamente para essa diversidade de futuros possíveis. Prever um caminho único pode fazer com que sejam infelizes daqui a 10, 15 ou 20 anos, quando viveremos – quem ousa discordar – sob novos valores e modelos mentais.

Como educadora, acredito que o melhor caminho seja formá-los para saber lidar com o futuro, qualquer que seja ele. E uma das competências mais importantes para isso é a resiliência: a capacidade de se reinventar, cair e levantar, mudar paradigmas, transcender.

Neste sentido, indico hoje mais um artigo do blog MindShift, que enfatiza a importância do “brincar” na aprendizagem e no desenvolvimento de um ser humano.

http://blogs.kqed.org/mindshift/2013/02/how-free-play-can-define-kids-success/

Com opiniões de Kenneth Ginsburg, pediatra do Hospital da Criança da Philadelphia, a matéria defende que as atividades lúdicas são capazes de tornar as crianças mais colaborativas, criativas e compreensivas, potencializando diversas outras habilidades e áreas do conhecimento. Afinal, sabemos, brincar é a competência do futuro

Compartilhar:

Opinião dos Leitores